terça-feira, 8 de março de 2011

A PONTE PARA O DESTINO


Pedra sobre pedra
Sobem os muros ao encontro do azul
Ouvi um pio de profundo chamamento
Pareceu-me vir dos lados do sul

Um Milhafre
Uma Ave tão cheia de mistério
Penas planando do alto da ilha
É tão profundo o amor, tão sério

De penas vesti as minhas dores
Cruzei mares, enfrentei tempestades
E percorri meio mundo na procura do encontro
Sonhei lendas numa baía das Sete Cidades

Vesti mil roupagens
Usei os disfarces que encontrei no meu baú
Pintei o rosto das cores da verdade
Perdida no meio das vestes uma foto, eras tu

Toquei este roto tambor
Soprei uma corneta desafinada
Dancei uma dança sem sentido
E com tudo isso não senti quase nada

Mas o que esperava sentir
Este poeta sem penas de espanto
Talvez um arlequim triste
Que mistura a água da chuva com pranto

Máscaras
Às vezes dá jeito tapar o rosto
Às vezes fica sentada no tempo uma alma
No anunciar de um Sol-posto

E chove, o verde continua a sorrir
As vagas chegam de longe, um rumor
Uma gaivota perdeu-se do ninho
Um santo olha-me com pena do alto do andor

Andei, nunca contei meus passos
Nunca falhei um rumo no pensamento
Nunca parei para olhar as estrelas
Nunca dormi na sombra por um momento

E em passo estugado caminhei firme
Sou alguém que vive em constante desalinho
Na procura do que a minha alma ordena
Atravessarei esta...Ponte para o Destino...

22 comentários:

Anónimo disse...

O PROFETA,BUEN POEMA,MUY BELLO!
HACE AÑOS LUZ QUE NO PASABA POR TU BLOG,AHORA ESTAS EN MI ESCRITORIO,
COLGUE LA NUEVA DIRECCION,CON FEED,EN MI BLOG,Y MANERAS DE COMENTAR,VARIAS
MIS DISCULPAS...NO ERA YO,ERA EL FEED
BESOS
LIDIA-LA ESCRIBA

Ingrid disse...

lindo Profeta,
e tantas são as pontes que nos são mostradas ao longo do caminhar que temos que ultrapassar...
intensos versos..
beijos

-Joana disse...

ESPECTACULAR! :O

Cecília disse...

Lindo, Profeta!!!
Maravilhoso!

Tenha uma ótima semana!
Beijinhos...

Alice disse...

querido....vc continua me arrepiando a alma...bjooooo

Juℓi Ribeiro disse...

Lindo poema!
Encantador...
Um abraço.

Sunshine disse...

A beleza e a profundidade das tuas palavras fazem-me acreditar que sentiste muito mais do que alguma vez a maior parte de nós irá sentir.
beijo

Rosamaria disse...

Um espectador de mim mesmo.
Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E assim me construo a ouro e sedas.
Em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho. Entre luzes brandas e músicas invisíveis...

Lindo poema!
Como sempre

Beijos meus

Chris B. disse...

Fabuloso teu sentir poeta maior!
Obrigada por compartilhar mais um dos teus belos poemas... enche meu coração de alegria, inspiração e amizade terna.

Um Beijo.
Pat.

Aquarela disse...

Ser poeta é ser ponte (em vez de muro)... ser voo (livre... alto mas profundo)...é ser um destino que se antecipa... é acreditar num caminho (sempre novo)!É ser sonho, ser grito , mascara de alquimista ... rosto por detrás do mito,
caminhante em desalinho... mas sempre... sempre...sempre... rumo ao infinito (a casa do Amor).

Aline disse...

Linda poesia!
E qual será esse destino?
Esses caminhos por onde nos levam as canções mais lindas O amor!
Aline.

angela disse...

Segue o destino e o alento nem sempre vem e nem sei se é o mais importante.
lindo poema.
beijo

Diana Carla disse...

lindo poema...

e assim, seguimos ultrapassamos cada ponte!!

bjinhus...

Maria Dias disse...

Ainda nao paraste de sonhar...Bonito teus pensamentos.

RosanAzul disse...

Lindo demais teu poema...
Beijo,

"É na ramagem do teu ombro
que escorre o meu pranto.
Folhas distraídas de um pensar
roubam a cena do momento,
aonde para além de um olhar
flores desabrocham num outono"...
Rosana Souza.

Inês disse...

Gosto de te reler...

Sonia Pallone disse...

Vale sempre a pena, separar um tempo para vir conferir suas atualizações, poeta querido. Saio daqui renovada, com sabor de poesia, pulsando, à flor da pele...

Chinezzinha disse...

que saudades já tinha de aqui vir.
belo poema.parabéns.:)
beijo

Sonia Schmorantz disse...

A riqueza dos detalhes, a arte de trabalhar a palavra, tornam suas poesias sempre muito bonitas.
Um abraço

Chellot disse...

E atravessando esta ponte irás encontrar um sentido, emoções e algo mais.
Lindo, adorei.


"Sou o brilho das estrelas
Na poeira do anoitecer
Sou a luz que espelha
As sombras do amanhecer"

Só um trecho pra vc ler, quando quiser voltar a caminhar no labirinto encontrará o restante.

Beijos doces.

S L Sousa Mendes disse...

Pontes são ligações, são caminhos.. são futuro... rumos ao destino, muitas vezes, alterado por "oscilações" e fraca construção das pontes... pela insegurança que daí advém.... Mas, também são teias que urdimos para o infinito, para a felicidade, para o amor...para a nossa realização...
Sempre me deslumbrei com pontes, com a sua construção, estruturação...E pela beleza e grandiosidade que encerram...Ainda que pequena ponte, é poderosa e grandiosa!...
Mas, como dizia Ary dos Santos

"Comentar Original é o poeta
que se origina a si mesmo
que numa sílaba é seta
noutro pasmo ou cataclismo
o que se atira ao poema
como se fosse um abismo
e faz um filho ás palavras
na cama do romantismo.
Original é o poeta
capaz de escrever um sismo.

Original é o poeta
de origem clara e comum
que sendo de toda a parte
não é de lugar algum.
O que gera a própria arte
na força de ser só um
por todos a quem a sorte faz
devorar um jejum.
Original é o poeta
que de todos for só um.

Original é o poeta
expulso do paraíso
por saber compreender
o que é o choro e o riso;
aquele que desce á rua
bebe copos quebra nozes
e ferra em quem tem juízo
versos brancos e ferozes.
Original é o poeta
que é gato de sete vozes.

Original é o poeta
que chegar ao despudor
de escrever todos os dias
como se fizesse amor.
Esse que despe a poesia
como se fosse uma mulher
e nela emprenha a alegria
de ser um homem qualquer."
Vejo-Te!...Revejo-te....
Profeta querido,gostei de atravessar A tua PONTE PARA O DESTINO... mais uma bela travessia que me fez voar, levitar e sonhar... pedindo ao sonho a sua concretização...
Beijinho doce

Luz da Lua disse...

Que maravilha de Poema!
Atravessar esta ponte, é ir realmente na busca do destino.
Lindas palavras,me fizeram sonhar
e voar.Estou maravilhada com a linha de pensamento em teus versos.
Divino és.Tenhas uma linda semana.
Beijo grande.